Posso Rastrear meu Funcionário Externo? Veja o que diz a Lei Brasileira

Ao contrário do controle de jornada do trabalho externo, ainda não existem leis específicas sobre a possibilidade de rastrear funcionários por GPS.

Mas isso não significa que você pode monitorar um empregado com programas espiões, por exemplo.

Em casos como este, onde não há leis específicas, jurisprudências, súmulas e até mesmo a legislação civil podem ser aplicadas.

Rastrear Funcionários por GPS com o Veritime

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O “problema marshmallow” como termômetro de produtividade

O “problema marshmallow”, apresentado por Tom Wujec, é um exercício no qual várias equipes competem para criar a estrutura mais alta possível com fita adesiva, macarrão e marshmallow.

Assim, avalia-se a produtividade e a eficiência de uma equipe. Diversos fatores – internos e externos – podem influenciar esses atributos.

Uma ferramenta de gestão de equipes externas, nesse caso, pode ser uma forma de mensurar esses fatores. Do tempo de locomoção ao feedback do cliente, aplicativos como o Veritime oferecem maior controle sobre as suas operações e as equipes externas.

Então, quer se inspirar e deixar sua equipe externa mais produtiva? Veja o vídeo abaixo.

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Gerenciador de Equipes Externas: 4 razões para Supervisores usarem o Veritime

Faltas, atrasos, ineficiência, muitas coisas para organizar…  Sem um gerenciador de equipes externas, o cargo de supervisor pode ser um trabalho árduo e estressante.

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Mas é justamente para deixar esse trabalho mais organizado, eficiente e preciso que existe o Veritime, uma poderosa ferramenta que usa a tecnologia GPS para coordenar colaboradores que exercem atividades na rua.

Conheça aqui quatro benefícios da nossa ferramenta para o gestor ou supervisor de equipes externas.

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Colaborador Externo – A Lei Trabalhista e o Controle de Jornada

A lei trabalhista brasileira é muito clara: cabe ao empregador o controle de jornada de trabalho externo dos seus colaboradores.

Uma das únicas exceções à regra na legislação é para “empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho”, segundo o Art. 62, Inciso I, da CLT.

O que isso quer dizer?

A palavra-chave no artigo 62 é incompatível.

Quando a lei foi escrita, ainda nos anos 1940, não havia tecnologia de comunicação direta com vendedores pracistas e viajantes. Com um empregado longe de qualquer contato, fazia sentido isentar as empresas do controle de jornada de trabalho externo.

Porém, em 1994 o artigo 62 foi reescrito e a palavra “incompatível” foi inserida, já prevendo o avanço tecnológico. A decisão se mostrou acertada.

Com os recursos disponíveis hoje, como smartphones, rede de dados e GPS, é cada vez mais raro o funcionário estar totalmente incomunicável, como ficava no século passado.

Daí a Justiça do Trabalho tende a considerar diversos tipo de registro deixados pelo colaborador como possibilidade de controle de horas.

Veritime: Controle de Jornada de Trabalho Externo

Ônus da prova é sempre do empregador

Imagine um vendedor externo, que passa a semana toda na rua visitando clientes.

Ele raramente vai à sede da empresa, mas durante o dia recebe telefonemas da empresa, envia e-mails, lança as vendas no sistema e fala com o gestor pelo WhatsApp.

Todas essas interações digitais geram registros do horário em que ocorreram. Logo, servem como prova de que o funcionário estava trabalhando naquela hora e seriam interpretadas por um juiz como possibilidade de controle da jornada.

Registros offline também contam, como o trajeto no GPS do automóvel ou se ele passa na empresa no fim do expediente para deixar o mostruário, por exemplo.

Trocando em miúdos: se o empregado entra na justiça, e a empresa alegar que a atividade é incompatível com a fixação de horário de trabalho, ela precisa provar a impossibilidade total de monitorar os horários de trabalho externo.

Como se adequar à lei brasileira?

Para satisfazer a legislação trabalhista, qualquer meio de controle basta. A soluções mais barata é uma planilha, onde o próprio funcionário anota suas horas e entrega semanalmente a seu gestor.

Esse método pode dar alguma segurança jurídica a longo prazo, porém, tem seus riscos: a planilha pode ser perdida ou rasurada, e o gestor ainda terá que vigiar de perto se o funcionário está preenchendo seus horários, pois a responsabilidade sempre recai sobre a empresa.

A solução mais eficiente para o controle de jornada de trabalho externo? O Veritime, pois além do monitoramento do funcionário por GPS, também inclui um robusto sistema para organizar atendimentos e visitas a clientes.

Todos os dados de jornada ficam salvos na nuvem, e podem ser consultados sempre que necessário. Além disso, é possível imprimir uma planilha de horas de trabalho consolidada, para ser assinada pelo funcionário. Mais segurança para a empresa e para o colaborador.

Já o último recurso seria cortar toda e qualquer comunicação com funcionário, para garantir que ele se enquadre na exceção definida pelo artigo 62.

Mas nesse caso, o gestor não poderia fazer nenhuma cobrança relativa a horários, o que além de reduzir a produtividade, pode não ser suficiente para evitar processos.

Créditos da Imagem: Flickr/fatimehnadimi

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Fontes:
Trabalho Externo e o Controle de Jornadas, Zucolotto
Hora Extras em Trabalho Externo, TRT 4º Região – RS
Trabalhadores Externos e o Controle de Jornada, Lira & Associados

Como Aumentar a Confiabilidade da Equipe Externa

Confiabilidade da equipe externa é uma via de mão dupla.

Em uma empresa onde os atendimentos externos fazem parte da rotina, tanto gestores quanto funcionários precisam estar alinhados quanto às suas responsabilidades nos processos da empresa.

Porém, existem situações que podem desequilibrar o clima de confiança entre a equipe.

Aumentando a Confiabilidade da Equipe Externa

Imagine, um cliente que liga, de má fé, reclamando que o seu técnico não apareceu para um serviço solicitado. O seu técnico de manutenção, por outro lado, afirma que foi ao local, mas não encontrou ninguém no horário marcado.

Outra situação parecida é a do vendedor externo que não está batendo a meta de vendas. Ele diz que não está dando sorte. Ou será que ele não anda visitando os clientes como deveria?

O ponto em comum entre as duas situações é a dúvida. Não há informação disponível para o gestor confrontar o cliente ou esclarecer a situação do vendedor externo.

E isso coloca o gerente em uma posição bastante desconfortável, de desconfiar da própria equipe.

Como aumentar a confiabilidade da equipe externa?

A resposta curta: informação.

Quando se tem um mapeamento do processo de atendimento, é mais fácil registrar informações e evitar situações onde é a palavra do cliente contra a palavra do funcionário.

O nosso gerenciador de equipes externas, o Veritime, pode ajudar a comprovar se seu funcionário esteve no local de atendimento. Esses registros facilitam não só a vida do gestor, mas também a do funcionário, que terá como provar que realmente esteve nos locais designados.

Assim, tanto colaborador quanto gestor ficam tranquilos e podem realizar o seu trabalho com mais eficiência e confiança mútua.

Com tecnologia mobile e geolocalização, o Veritime pode ajudar você a alcançar um novo patamar de confiança com a sua equipe.

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Como Otimizar os Processos da sua Equipe Externa: a abordagem Top-Down

Sua empresa tem um processo para controlar equipes externas?

Muitos gestores nunca pararam para organizar as tarefas cotidianas da empresa de forma padronizada, com processos. Quem atende o cliente, como os pedidos chega às equipes, por que canal são enviadas as informações…

Estruturar uma ordem de ações e atribuir responsabilidades, do momento em que o cliente chega à empresa até o feedback após o serviço, é um passo importante rumo à confiabilidade e eficiência da empresa.

Veritime: Ferramenta para Controlar Equipes Externas

Existem vários métodos diferentes de estruturar processos, mas uma das abordagens mais comuns para equipes externas é a top-down, que em português significa “de cima para baixo”.

Essa estratégia de processamento de informação, similar a uma pirâmide, centraliza a informação em um indivíduo, o gestor.

Entre suas vantagens, destacam-se a seleção das informação que chegam ao operacional e a capacidade de estabelecer e alinhar metas para curto e longo prazo.

Sob a direção de um bom gestor, a empresa pode prosperar. Especialmente, se esse gestor souber aproveitar os avanços tecnológicos dos últimos anos. Como softwares que facilitem seus processos de negócios!

Controlar Equipes Externas: Use Tecnologia

O Veritime é uma poderosa ferramenta de gestão de equipes externas que une tecnologia de geolocalização à abordagem top down.

Com o sistema, o gestor será capaz de organizar os atendimentos a clientes, comprovar se os funcionários estão realizando as visitas e distribuir as tarefas as equipes correspondentes. Perfeito para controlar equipes externas.

O Veritime também registra os dados de atendimento, como hora de início, fim e movimentação dos funcionários durante a jornada de trabalho, reunindo informações úteis para análise de desempenho, tempo médio de atendimento e tempo trabalhado pelos funcionários.

Além disso, o gestor pode permitir que os colaboradores cadastrem novos clientes e atendimentos in loco.

Com o Veritime, sua empresa ganha em confiabilidade e eficiência, reduzindo custos e aumentando a lucratividade do negócio!

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As vantagens da Tecnologia Móvel para o seu Negócio

A tecnologia móvel não é algo que pode ser facilmente ignorada. Especialmente se levarmos em consideração que existem mais de 7,1 bilhão de celulares ativos no mundo.

Na realidade, uma pesquisa da Dell revelou que ao investir em tecnologia móvel, as empresas tem um aumento de 39% da eficiência. Assim como um crescimento de rendimento 53% superior em relação às empresas que não fazem o mesmo tipo de investimento.

as vantagens da tecnologia movel para sua equipe externa

Existem muitos aplicativos que podem auxiliar na otimização de recursos da sua empresa. Entre eles, o Veritime, uma ferramenta de Gestão de Equipes Externas. Com ele, você pode monitorar  as atividades e o desempenho das equipes de vendas ou manutenção em tempo real, por exemplo.

O Veritime também auxilia no controle da jornada de trabalho por meio do registro offline, que permite o check-in e check-out do funcionário sem internet. E aumenta o grau de confiança entre os colaboradores e gestores.

Segundo a Dell, inclusive, há uma melhora de 21% dos processos de negócios das empresas que utilizam tecnologia móvel em sua rotina de trabalho.

No Veritime, também é possível manter um banco de dados que viram relatórios e podem ser exportados em formato PDF ou Excel, com todas as informações – data, duração, local, entre outras – referentes aos atendimentos realizados pelas equipes externas. Permitindo, assim, a análise e revisão dos processos da empresa.

Uma das maiores preocupações das empresas em relação a essa tecnologia é a segurança dos dados (45%). No Veritime seus dados ficam armazenados num ambiente seguro (https) com por meio de um certificado SSL com encriptação de 256-Bit.

No aplicativo Android do Veritime, porém, todas suas informações são criptografadas. O acesso dos funcionários aos dados pode ser controlado pelo gestor. Na plataforma web também é possível criar hierarquias de acordo com a função de cada um: Administrador, Gerente e Funcionário. Dessa forma, eles só veem aquilo que for relevante para o atendimento.

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Deixe sua Equipe de Manutenção e Instalação mais Eficiente

Atrasos. Endereços errados. Instruções imprecisas. Perda de informação. Esses são alguns dos desafios que uma equipe de manutenção e instalação enfrenta no seu dia a dia.

São problemas que, além de afetar a eficiência dos profissionais em campo, podem refletir de forma negativa na imagem da empresa.

Para superar esse desafio, as empresas devem investir em tecnologia e eficiência. Como? Veja abaixo.

como tornar sua equipe de manutenção e instalação mais eficiente

Ter um método de avaliação da equipe

Existe uma maneira muito prática de descobrir a eficiência da sua equipe externa: usar o Veritime!

O  Veritime é um sistema de gestão de equipes externa. Ele permite que todos os dados dos atendimentos fiquem organizados em relatórios, facilmente extraídos em PDF ou Excel, que ajudam a fazer uma análise detalhada de sua equipe de manutenção e instalação.

O gestor tem acesso à quantidade de atendimentos realizados, datas, categorias e status desses atendimentos, assim como muitas outras informações.

Ouvir a opinião dos seus clientes sobre o serviço prestado é uma ótima maneira de saber como seus funcionários se comportam.

Aprimorar a logística e o cronograma dos atendimentos

Utilizando a Agenda do Veritime, o gestor consegue ter uma visão geral dos atendimentos agendados e programar os próximos com segurança, sem sobreposições ou atrasos.

Além disso, o Veritime fica integrado com os apps de trânsito já instalados nos smartphones dos colaboradores, como o Google Maps e o Waze. Basta clicar no botão “Ver como chegar” e o endereço do atendimento, assim como a rota mais rápida, abre automaticamente no aplicativo de trânsito preferido pelo funcionário externo.

Isso permite que o funcionário selecione o trajeto mais rápido até o cliente.

Também é possível deixar observações para sua equipe. Dessa forma, nenhum detalhe do atendimento externo seja esquecido, por exemplo.

Vigilância constante

Uma equipe externa exige monitoramento frequente. O Veritime tem como objetivo facilitar o seu trabalho.

O GPS do smartphone permite que o gestor saiba exatamente onde cada membro da equipe está durante o atendimento, assim como pode enviar alertas caso um funcionário se afaste demais do seu local de trabalho.

Quer saber como o Veritime pode contribuir para a eficiência da sua equipe de manutenção e instalação?

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A importância do Atendimento Eficiente

Em um mercado cada vez mais competitivo, você não pode se descuidar da satisfação de seus clientes.

De acordo com a Accenture, uma empresa de gestão global, por causa do mau atendimento, 86% dos clientes trocaram de fornecedores em 2015.

Parece que as empresas se esqueceram de quem é que está no centro do seu negócio: o cliente. E esse cliente quer ótimas experiências. Isso significa que ele quer que alguém ouça suas reclamações e que resolva seus problemas rapidamente.

a importância do atendimento eficiente

Então, se você não quer perdê-lo, talvez esteja na hora de melhorar a eficiência da sua equipe externa. Afinal, seus funcionários externos representam sua empresa.

O Veritime possui diversas funções que podem auxiliar nessa tarefa. O gerente pode usar as categorias para escolher o melhor funcionário externo para cada atendimento ou utilizar a agenda para cadastrar os atendimentos com antecedência, minimizando atrasos ou confusões, por exemplo.

O aplicativo Android do Veritime também se conecta a aplicativos de trânsito, como o Google Maps e Waze. Assim, o funcionário pode evitar engarrafamentos e selecionar o trajeto mais rápido até o cliente.

Aprimorando a logística do processo e o cronograma, você maximiza a eficiência da sua equipe externa. O que pode se tornar um grande diferencial para a sua empresa.

Um atendimento de qualidade pode conquistar e fidelizar até o cliente mais difícil.

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